
PAULO NEVES
AS BATIDAS DO MEU CORACAO EM MINHAS MÃOS
Salvador - BA e Brasília - DF. Artista (arteiro) experimentalista, mestre em arquitetura, advogado, geminiano e pet lover. Paulo nasceu em Salvador e desde pequeno se interessou por música, arquitetura e artes visuais. Ainda na infância fez suas primeiras pinturas e despertou um singular desejo pela modelagem.
Aos 11 anos, ingressou no Curso de Extensão oferecido pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBa) para crianças, onde permaneceu por dois anos.
​
​No decorrer de 1998, nas aulas de desenho de seu colégio, estudou as formas geométricas e a pintura em lápis aquarela sobre papel. Após um ano de estudos, sua obra “Fábrica de Palhaços” foi selecionada para participar de uma exposição ocorrida naquela instituição de ensino.

A partir de então, começou a pintar de forma autônoma, sempre utilizando da tinta acrílica e fazendo testes com outros materiais.
No ano de 2006, durante sua estada em Buenos Aires - Argentina, participou do Curso de Cenografia oferecido pelo “Instituto Superior de Arte del Teatro Colón” e assistiu à Oficina de Escultura oferecida pela “Asociación Estímulo de Bellas Artes”. No primeiro semestre de 2007, enquanto cursava a Faculdade de Direito, matriculou-se na disciplina Teoria e Técnica da Pintura, oferecida pela Escola de Belas Artes da UFBa, na qual investigou sobre distintas técnicas.
​
Em 2008, participou da Bienal de Arte, Design e Cultura da UFBa, com a tela “Jhou”, e da Edição de Vitória da Conquista dos Salões Regionais de Artes Visuais, expondo a tela “Fazendo Caminhos”. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2009) tornou-se mestre em Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição (2012), mas nunca deixou de desenvolver trabalhos nas áreas de artes plásticas.
​
Desde 2016, o artista vem investigando a criação de esculturas oriundas de placas de barro, sempre buscando descobrir as limitações da argila e suas delimitações plásticas. Também experimenta a utilização do barro para novos usos artísticos, bem como na criação de obras mesclando outros materiais.
​
No segundo trimestre de 2018, o artista participou de aulas de escultura e pintura na Toronto School of Art, em Toronto - Canadá, onde pôde agregar à sua bagagem outras formas e outros meios utilizados na modelagem e na pintura.
Em 2019, participou da II Edição do Festival da Cerâmica ocorrido no vão livre do MASP – Museu de Arte de São Paulo.
​
Em 2023, compôs o catálogo de obras selecionadas do 3º Prêmio Brasília de Artesanato, organizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal – SEBRAE/DF.
​
Desde o segundo semestre de 2024 frequenta o Instituto de Artes Visuais da Universidade de Brasília, onde vem agregando conhecimento e realizando grandes trocas em seus processos.
​
Atualmente, segue trabalhando com argila/cerâmica, misturando o seu principal elemento de trabalho com outros materiais: madeira, plástico, aço, dentre outros. Almeja, assim, dar uma composição experimental e contemporânea ao seu trabalho, sem perder as raízes com o seu principal material, o barro; além de desenvolver obras em acrílica sobre tela, com temas atuais e questionadores.